A maneira mais fácil de trabalhar
o carnaval hoje em dia nas escolas nada mais é que: na semana que antecede o
carnaval, as professoras colocam marchinhas de para as crianças ouvirem, fazem
rodas de conversa onde geralmente ouvem: “Tia, eu vi a mulher pelada na TV”,
“Eu vi muita coisa colorida”, pintam
desenhos relacionados a data e enfeitam máscaras que eles usarão, na sexta
feira de Carnaval durante o baile que a escola promoverá para todas as turmas
no espaço aberto, com muita serpentina e confeti. Enfim, eles falam e
participam de coisas, e algumas vezes não sabem o significado daquilo tudo.
Hoje, venho com uma proposta não
muito diferente, porem, mais bem trabalhada, um projeto que pode durar de 2 a 3
semanas, onde vamos trabalhar os BLOCOS CARNAVALESCOS.
Para começar...
Em roda de conversa, nós sondamos
o que os alunos conhecem sobre Carnaval. É de extrema importância que o
professor ilustre essa roda, com fotos, máscaras, e até fantasias.
Também é importante o professor
saber o que é o Carnaval, de onde surgiu e quais os principais pontos dessa
festa.
O professor deverá explicar o que
é um bloco carnavalesco (claro, adequando-se a faixa de idade de seus alunos), assim,
eles poderão conhecer um pouco mais sobre essa cultura.
As marchinhas de carnaval são
muito importantes, nesse caso, para que os pequenos entendam o sentido do Bloco
Carnavalesco, é interessante que o educador escolha APENAS uma marchinha, essa
que a turma irá representar no dia do desfile dos blocos.
Durante essa semana, o
professor(a) poderá confeccionar junto a seus alunos, suas fantasias para o
desfile, poderão ensaiar coreografias, e sim, porque não, confeccionar suas
máscaras com material reciclável!
É legal que a Direção e
Coordenação da escola, escolha um tema para os blocos, cada sala representando
um, com um nome específico. Por exemplo: “Bloco Dente de Leite”, “Bloco dos
pequenos brilhantes” e assim vai!
E porque não um bloco de frevo? E
um bloco representando os bonecos de Olinda? E o Maracatu? Ficaria lindo não
é... Claro, não precisamos fazer os bonecos, ou o “guarda chuvinha”, esses podem sim, ser representados nada menos
que grandes cartazes trazendo o bloco, onde as crianças terão participação
fundamental na confecção.
Talvez as canções e musicas infantis da moda, que tal a Galinha Pintadinha? O Patati Patatá? A professora pode usar a imaginação e criar o bloco que quiser,
Seguem algumas dicas simples de como montar o blocos!
PARA AS TURMINHAS DE 0 A 2 ANOS -
Todos com um pirulito nas mãos e roupas bem coloridas.
PIRULITO
Ioiô
dá o braço pra Iaiá
Iaiá
dá o braço pra Ioiô
O
tempo de criança já passou, ô!
Pirulito
que bate bate
Pirulito
que já bateu
Quem
gosta de mim é ela
Quem
gosta dela sou eu, hei!
Agora
é melhor
A
gente dançar
Juntinhos
assim
Se
tem mais prazer
Quem
não dança o Pirulito
Que
alegria pode ter?
TURMINHAS DE 2 A 3 ANOS
PIRATA DA PERNA DE PAU - Confeccionar tapa olho e chapéu de pirata para a criançada
Eu
sou o pirata da perna de pau
Do
olho de vidro da cara de mau
Minha
galera
Dos
verdes mares não teme o tufão
Minha
galera
Só
tem garotas na guarnição
Por
isso se outro pirata
Tenta
a abordagem eu pego o facão
E
grito do alto da popa:
Opa!
homem não!
TURMINHAS DE 3 A 4 ANOS
CHIQUITA BACANA
Chiquita
bacana lá da Martinica
Se
veste com uma casca de banana nanica
Não
usa vestido, não usa calção
Inverno
pra ela é pleno verão
Existencialista
com toda razão
Só
faz o que manda o seu coração.
TURMINHAS DE 4 A 5 ANOS
SASSASSARICANDO
Sassassaricando
Todo
mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A
viúva o brotinho e a madame
O
velho na porta da Colombo
É
um assombro
Sassaricando
Quem
não tem seu sassarico
Sassarica
mesmo só
Porque
sem sassaricar
Essa
vida é um nó
TURMINHAS DE 5 A 6 ANOS
MAMÃE EU QUERO - CHUPETAS E
MAMADEIRAS
Mamãe
eu quero, mamãe eu quero
Mamãe
eu quero mamar!
Dá
a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá
a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme
filhinho do meu coração
Pega
a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu
tenho uma irmã que se chama Ana
De
piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu
olho as pequenas, mas daquele jeito
E
tenho muita pena não ser criança de peito
Eu
tenho uma irmã que é fenomenal
Ela
é da bossa e o marido é um boçal
As
músicas são sugestões abaixo, há muitas outras que podem se adequar a faixa
etária e interesses da sua turminha.
FONTE: http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/
Nenhum comentário:
Postar um comentário