quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

É Carnaval, muita folia, confeti e serpentina... Como mostrar isso aos pequenos?

A maneira mais fácil de trabalhar o carnaval hoje em dia nas escolas nada mais é que: na semana que antecede o carnaval, as professoras colocam marchinhas de para as crianças ouvirem, fazem rodas de conversa onde geralmente ouvem: “Tia, eu vi a mulher pelada na TV”, “Eu vi muita coisa colorida”,  pintam desenhos relacionados a data e enfeitam máscaras que eles usarão, na sexta feira de Carnaval durante o baile que a escola promoverá para todas as turmas no espaço aberto, com muita serpentina e confeti. Enfim, eles falam e participam de coisas, e algumas vezes não sabem o significado daquilo tudo.

Hoje, venho com uma proposta não muito diferente, porem, mais bem trabalhada, um projeto que pode durar de 2 a 3 semanas, onde vamos trabalhar os BLOCOS CARNAVALESCOS.


Para começar...

Em roda de conversa, nós sondamos o que os alunos conhecem sobre Carnaval. É de extrema importância que o professor ilustre essa roda, com fotos, máscaras, e até fantasias.
Também é importante o professor saber o que é o Carnaval, de onde surgiu e quais os principais pontos dessa festa.

O professor deverá explicar o que é um bloco carnavalesco (claro, adequando-se a faixa de idade de seus alunos), assim, eles poderão conhecer um pouco mais sobre essa cultura.


As marchinhas de carnaval são muito importantes, nesse caso, para que os pequenos entendam o sentido do Bloco Carnavalesco, é interessante que o educador escolha APENAS uma marchinha, essa que a turma irá representar no dia do desfile dos blocos.

Durante essa semana, o professor(a) poderá confeccionar junto a seus alunos, suas fantasias para o desfile, poderão ensaiar coreografias, e sim, porque não, confeccionar suas máscaras com material reciclável!

É legal que a Direção e Coordenação da escola, escolha um tema para os blocos, cada sala representando um, com um nome específico. Por exemplo: “Bloco Dente de Leite”, “Bloco dos pequenos brilhantes” e assim vai!

E porque não um bloco de frevo? E um bloco representando os bonecos de Olinda? E o Maracatu? Ficaria lindo não é... Claro, não precisamos fazer os bonecos, ou o “guarda chuvinha”,  esses podem sim, ser representados nada menos que grandes cartazes trazendo o bloco, onde as crianças terão participação fundamental na confecção.

Talvez as canções e musicas infantis da moda, que tal a Galinha Pintadinha? O Patati Patatá? A professora pode usar a imaginação e criar o bloco que quiser, 

Seguem algumas dicas simples de como montar o blocos!

PARA AS TURMINHAS DE 0 A 2 ANOS - Todos com um pirulito nas mãos e roupas bem coloridas.

PIRULITO
Ioiô dá o braço pra Iaiá
Iaiá dá o braço pra Ioiô
O tempo de criança já passou, ô!
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu, hei!
Agora é melhor
A gente dançar
Juntinhos assim
Se tem mais prazer
Quem não dança o Pirulito
Que alegria pode ter?

TURMINHAS DE 2 A 3 ANOS
PIRATA DA PERNA DE PAU - Confeccionar tapa olho e chapéu de pirata para a criançada
Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau
Minha galera
Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! homem não!

TURMINHAS DE 3 A 4 ANOS
CHIQUITA BACANA
Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casca de banana nanica
Não usa vestido, não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão
Só faz o que manda o seu coração.

TURMINHAS DE 4 A 5 ANOS
SASSASSARICANDO
Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó

TURMINHAS DE 5 A 6 ANOS
MAMÃE EU QUERO - CHUPETAS E MAMADEIRAS
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
As músicas são sugestões abaixo, há muitas outras que podem se adequar a faixa etária e interesses da sua turminha.
FONTE: http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/

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