Vamos lá, associe a faixa etária dos seus alunos, adapte-as, e mãos á massa, oops, á brincadeira!!!
Caminho
Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças
carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as
crianças, e as deixam muito felizes.
Toca
do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças
em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças
deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança
fora da toca.
De onde
vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala,
num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
Dentro
e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças
entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra
forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também,
explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
Arremesso: O
professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão
arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá
medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois,
em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
Pneus: Esses
podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se
equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o
pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Que
som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes
barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as
crianças identifiquem os mesmos.
Caixa
Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor colocará um material que
possa ser descoberto pelas crianças. O mesmo vai fazendo descrições do
material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega
Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de
cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos
outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor.
Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.
Jogo da mímica: É uma disputa entre dois grupos de pessoas que podem
ser feitos em sal de aula como também em ônibus ou outros locais. Um
representante de cada equipe é escolhido para fazer à mímica não podendo dizer
nada. Os gestos poderão ser escolhidos pelo animador como também por outra
equipe tais como: profissão musica filmes, objetos etc. Atividade simples que
poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula.
Biscoitinho Queimado: O educador esconde um brinquedo qualquer (o
"biscoitinho queimado"), enquanto os participantes estão de olhos
fechados. Depois grita: "Biscoitinho queimado!", e os outros têm que
tentar encontrá-lo. Quando uma criança chega perto do "biscoitinho queimado",
o educador grita seu nome e fala: "Está quente!". Se estiver longe,
ele grita "Está frio!". Quem encontrar o brinquedo primeiro ganha.
O
Carteiro: Os participantes ficam sentados em círculo. O educador
inicia falando: "O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem
está usando camiseta branca!". Todos que estiverem de camiseta branca
trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue
trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue
com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de
anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira prossegue com a mudança do
carteiro.
O
Boizinho: As crianças formam uma roda, segurando com bastante força as
mãos umas das outras. No meio da roda deve ficar uma das crianças, que vai ser
o "boizinho". O "boizinho" deve pegar o braço das crianças
da roda e ir perguntando: "De quem é essa mão?" A criança deve
responder falando o nome de uma fruta ou um objeto, tentando distrair os
participantes. Depois de fazer a pergunta a todos, o "boizinho" deve
tentar romper a roda em algum ponto e fugir. Quando foge, os outros devem
tentar capturá-lo. Quem conseguir é o próximo "boizinho".
Tesouro
Perdido: Uma criança deve ser o pirata, que vai esconder o tesouro. O
tesouro é um brinde (balas, por exemplo), colocado dentro de um saquinho.
Depois que o pirata esconde o tesouro, ele diz: "Vamos ajudar o pirata
trapalhão?". É a senha para que as outras crianças comecem a procurar.
Elas têm cinco minutos para encontrá-lo. Se não conseguirem, o pirata dá
algumas pistas de onde o escondeu. Quando o tesouro é encontrado, a criança que
o achou deve escondê-lo novamente. A cada rodada, novos objetos podem ser
colocados no saquinho. Quem acha o tesouro pode ficar com ele ou dividir com o
pirata e os outros participantes.
A Queda do
Chapéu: Os participantes são organizados em círculo. Cada um recebe
um número. O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu.
Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O
participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão.
Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no
centro. Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e
continua a brincadeira.
Apanhador
de Batatas: Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e
revistas (serão as "batatas"). O educador deve distribuir as
"batatas" em vários lugares. A um sinal do educador, os
participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as "batatas"
e colocá-las no cesto destinado ao seu grupo. Vence a equipe que apanhar o
maior número de "batatas".
Amei...
ResponderExcluirMuito bom parabéns.
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