quarta-feira, 28 de maio de 2014

A Copa na Educação Infantil

Em junho começa o tão aguardado Mundial do Futebol e alguns alunos da Educação Infantil viverão pela primeira vez a emoção de torcer pelo seu país durante os jogos. Mas como aproveitar tamanha repercussão do evento com as crianças, dentro de uma proposta pedagógica? De muitas formas, de acordo com a curiosidade manifestada pela sua turma.


Como eu sempre defendi, e vou continuar defendendo a posição do professor em sala de aula, vamos partir do pressuposto da curiosidade da sua sala, do conhecimento prévio da turma.
Uma atividade muito em ascensão hoje, são os chamados “Álbuns de Figurinhas” , uma ótima oportunidade de trabalhar a identidade das crianças, trabalhar a escola, as pessoas que nela trabalham e os coleguinhas.
Porque não colecionar e/ou desenhar seu próprio álbum?
Segue abaixo um modelo de álbum que a professora pode confeccionar com seus alunos.

Para quem não quer trabalhar o álbum, outra ideia é falar das multiculturas que compõem o Mundial, e também os símbolos do campeonato, como o Fuleco, mascote da copa, a Bola, o nosso País Brasil.


No livro Era uma vez um Tatu Bola, podemos encontrar muitas vertentes para trabalhar formas geométricas e lateralidade com os pequenos.


Mais além de trabalharmos essas ideias simples e construtivas, podemos desenvolver atividades competitivas para estimularmos as crianças, óbvio, não para estimular a competitividade apenas como um ato negativo, mais sim positivo, com o intuito de ensiná-los a competir saudavelmente, assim como também estimular a cooperação, e o respeito entre as diferentes etnias e culturas que são existentes no nosso meio.
A utilização de materiais recicláveis ajuda muito no desenvolvimento dessas atividades, seguem algumas ideias de como decorar e utilizar recicláveis para curtir a copa sustentavelmente.




É isso Semeadores, espero ter ajudado!!!

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário