Tenho percebido, que muitos professores (as), tem criticado a ética de profissionais da educação, como a postura de diretores, coordenadores e até mesmo do próprio professor dentro da instituição escolar.
De acordo com estudos que fiz, e com a minha experiencia em escolas, venho percebendo que o que muito influencia no andar harmonioso de uma escola, é a falta de conhecimento sobre o que é a ética no trabalho, além de falta de respeito com os funcionários que estão ali para compor o corpo de uma instituição que tem por objetivo maior, promover o respeito, igualdade e educação entre os educandos.
Para compor esse post, é importante sabermos que a escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado. Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos sairão ganhando, pois os resultados serão positivos sempre.
Os professores
Os professores desempenham papéis fundamentais no que se refere à ética na escola. As crianças e jovens aprendem mais com exemplos do que com palavras. O professor que age de forma ética com alunos, professores e funcionários escolares passam aos alunos um importante modelo de comportamento ético.
Exemplos de atitudes éticas dos professores:
De acordo com estudos que fiz, e com a minha experiencia em escolas, venho percebendo que o que muito influencia no andar harmonioso de uma escola, é a falta de conhecimento sobre o que é a ética no trabalho, além de falta de respeito com os funcionários que estão ali para compor o corpo de uma instituição que tem por objetivo maior, promover o respeito, igualdade e educação entre os educandos.
Para compor esse post, é importante sabermos que a escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado. Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos sairão ganhando, pois os resultados serão positivos sempre.
Para isso, saber o papel de cada um dentro da escola ajuda as pessoas a pensarem sobre suas ações e a desenvolver um trabalho de qualidade promovendo um ambiente de harmonia e respeito a todos os funcionários.
Os professores
Os professores desempenham papéis fundamentais no que se refere à ética na escola. As crianças e jovens aprendem mais com exemplos do que com palavras. O professor que age de forma ética com alunos, professores e funcionários escolares passam aos alunos um importante modelo de comportamento ético.
- Ensinar aos alunos o que é ética e sua importância nos diversos níveis como, por exemplo, ambiente de trabalho, família, escola, grupo de amigos e etc.
- Esclarecer e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações.
- Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos.
- Buscar a qualidade no processo educacional.
- Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc.
- Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o aluno em particular.
- Ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares.
- Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola.
- Não fazer comentários em sala de aula sobre o comportamento ou métodos de ensino de outros professores.
- Seguir a proposta educacional da escola, assim como seus métodos de avaliação.
- Agir de forma proativa no que se refere à integração de alunos com deficiência física ou transtorno psicológico.
Diretores, coordenadores e assistentes
Estes funcionários também desempenham um papel fundamental na construção de um ambiente educacional ético.
Exemplos de atitudes éticas destes profissionais:
- Todos devem tratar com respeito e educação os alunos, professores e demais funcionários da escola.
- Os coordenadores devem orientar de forma positiva e eficiente os professores e alunos.
- Os diretores devem criar as condições físicas e pedagógicas para que o processo educacional ocorra da melhor forma possível.
- Os diretores e coordenadores não devem expor os erros ou deficiências de um professor na frente dos outros profissionais. Conversar com o professor em particular é essencial pra que seja apontado seus erros e evite constrangimento diante de seus parceiros, e para que as criticas que surgem sejam construtivas, e não degenerativas ao trabalho do professor.
- Pedir opinião dos professores, argumentar, chegar a conclusões coletivas ajuda o professor a participar do andamento da escola.
- Elogiar, parabenizar por um trabalho feito com sucesso (seja em grupo ou individualmente), não poupar seus profissionais de coisas boas, ajuda na auto estima além de promover um ambiente sempre alegre e leve para todos.
- O coordenador presente, prestativo, que troca idéias e ajuda seu professor, com certeza é uma alavanca para o sucesso da escola. Esse profissional tem o poder de promover um ambiente limpo, leve e harmonioso entre professores, sem competições, nem "rixas"entre esses profissionais.
Infelizmente, as atividades aos professores ainda são a maior parte a serem atribuídas, porém, sem a ética e os ensinamentos desse profissional, não seríamos capazes de formar Profissionais tão capacitados quanto devem ser.
O que torna um bom Coordenador e um bom Diretor capacitado, ainda é a experiencia dentro da sala de aula, pois dessa forma, poderão cobrar e exigir do atual professor atitudes e posturas, além de ENSINAR, pois acredito que essa é a palavra chave dentro de uma instituição escolar.
Poderia listar aqui nesse post, inúmeras atitudes de profissionais da educação que não condiz com seu papel, porém o intuito dessas linhas, é AJUDAR e mostrar o melhor caminho para os profissionais dessa área.
Segue um link onde tem um artigo maravilhoso para professores, coordenadores e diretores, onde ajuda no bom relacionamento desses profissionais.
Espero ter ajudado Semeadores!!! Mil beijos e até o próximo post!
Many in Teaching profession never attempt to know that students have a propensity to learn by examples than with words. Its a fate to the community of students and the next generation!
ResponderExcluir