sexta-feira, 7 de março de 2014

Alfabetização de Adultos, um Desafio Emocionante

Que tal começarmos a fazer a diferença não apenas pelas crianças mais também elos adultos?

Semear amor, não apenas nos pequenos, mais naqueles adultos que em silencio pedem socorro e tem vontade de dar a volta por cima e batalhar, fazendo jus daquele ditado: "Nunca é tarde para começar!"

Estou aqui, para que este post traga algumas ideias de atividades e um projeto de alfabetização de adultos.

O Governo Federal hoje, dispõe do programa Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. 

Segue o link, onde estão todas as considerações desse programa, nesse site você vai encontrar todas as informações que o Governo Federal dispõe para que se possa trabalhar com EJA.



Nesse post trago algumas atividades para EJA. São atividades para serem usadas nos primeiros passos da EJA,  para dar o início ao processo de alfabetização de jovens e adultos, além de um projeto completo para que o professor possa se basear e dar inicio a esse tipo de trabalho.

Segue o Link do projeto completo com atividades adicionais.


Essas atividades são para aqueles alunos que estão começando agora e em breve estarão lendo e escrevendo belos textos para contar suas lindas histórias de vida.

Na sequencia temos também atividades para escrever uma carta, essas que poderão ser dadas a um longo prazo, quando os alunos estiverem alfabetizados.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é entrar em contato comigo. Curta nossa página no Facebook!







Nenhum comentário:

Postar um comentário