quinta-feira, 27 de março de 2014

Datas Comemorativas

Olá Semeadores! Este post, vai nos trazer algumas ideias sobre o que trabalhar nas datas comemorativas. 

Este post contem muitas pastas com mais de 200 atividades de diversas datas para que vocês possam aplicar com as crianças.

A importância de trabalhar determinadas datas, ajuda a criança a se localizar no tempo, conhecer e/ou reconhecer o seu significado delas e de como estas datas ajudam os alunos a refletirem sobre vivências e experiências, dando oportunidade de aprenderem conceitos que possa levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar coletivamente, ser criativo, ter uma linguagem ainda mais desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros.

Nesse calendário podemos acompanhar algumas delas!


quarta-feira, 19 de março de 2014

Mordidas, e agora?

Existe uma fase em que nos deparamos com algo, que muitas vezes se torna assustador para o educador. A mordida! Não apenas para o professor mais para os pais também, que em meio ao turbilhão de emoções de deixar seu tesouro mais precioso na escola, ainda tem que lidar com essas situações um tanto quanto desagradáveis.


Existem uma série de fatores que ajudam a desencadear esse tipo de reação na criança, não apenas a raiva, o egoísmo, mais do que isso, as mordidas dadas pelas crianças pequenas, com até 2 ou 3 anos de idade, são uma forma de comunicação e de expressão de sentimentos. "Nessa primeira etapa da vida, a criança ainda não domina a linguagem. Então, a forma que ela tem para se expressar, para se comunicar e interagir com os outros é pelos meios físicos, como morder, bater, puxar o cabelo", explica Marilene Proença, membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Atividades de Estimulação para Bebês em Casa ou nas Creches

Olá Semeadores, como sabemos, todos os bebês precisam de estímulos para desenvolver-se intelectualmente, fisicamente e emocionalmente. Estimulando o bebê você vai notar grandes avanços nesses três sentidos. Sem contar que, enquanto você estimula o bebê, ao mesmo tempo, é criando um vinculo afetivo e de confiança com ele , o que é a melhor coisa em um primeiro momento. O estímulo deve acontecer de acordo com a idade do bebê. 

sexta-feira, 7 de março de 2014

Alfabetização de Adultos, um Desafio Emocionante

Que tal começarmos a fazer a diferença não apenas pelas crianças mais também elos adultos?

Semear amor, não apenas nos pequenos, mais naqueles adultos que em silencio pedem socorro e tem vontade de dar a volta por cima e batalhar, fazendo jus daquele ditado: "Nunca é tarde para começar!"

Estou aqui, para que este post traga algumas ideias de atividades e um projeto de alfabetização de adultos.

O Governo Federal hoje, dispõe do programa Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. 

Segue o link, onde estão todas as considerações desse programa, nesse site você vai encontrar todas as informações que o Governo Federal dispõe para que se possa trabalhar com EJA.



segunda-feira, 3 de março de 2014

Educação através de Projetos

O que é um projeto? Como ensinar através de um projeto sem que se torne redundante e cansativo para as crianças?

Neste post, quero mostrar aos professores alguns poucos projetos que criei para trabalhar com minhas crianças.

Nada cansativo nem extenso, até porque a Pedagogia de Projetos nos ensina a aprender de forma criativa, prazerosa , dinâmica e construtiva. Na verdade a primeira coisa que um professor deve pensar ao aplicar um projeto, é: "Qual a necessidade dos meus alunos?".

A educação através de projetos se dá de uma forma diferente de ensinar. Ao invés de seguir livros e ser um "transmissor de conteúdos", o professor é quem se transforma em pesquisador. O aluno, por sua vez, deixa de apenas ouvir as matérias e se torna agente ativo dentro do seu próprio aprendizado.

O desenvolvimento do projeto pode servir como pano de fundo para o professor trabalhar diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender. Deixando assim o projeto interessante e nada cansativo.

É muito importante que o educando leia o projeto e o adapte para a faixa etária de seus alunos, os projetos aqui mencionados, tem idades próprias, mais isso não significa que um BOM professor não possa aplicar com crianças menores ou maiores.


Espero ter ajudado!!! Beijos e curtam nossa página no facebook!